22 novembro 2010

Xixi no Banho



O objetivo da campanha Xixi no banho, lançada em maio de 2009, por meio da ONG SOS Mata Atlântica e da agência de publicidade F/Nazca, é promover a economia de água e a sustentabilidade do planeta. A prática, aparentemente, parece incorreta, porém, segundo a ONG, a urina humana, popularmente chamada de xixi não é tão complicada, pois é composta por 95% de água, sendo os demais 5% compostos por substâncias como ureia e sal.




Ao fazer xixi no banho, uma pessoa pode economizar pelo menos uma descarga por dia, o equivalente entre 12 a 20 litros. Por ano, isso significa uma economia superior a 4.300 litros. Sendo assim, Entre Rapazes aproveitou o ensejo para dar continuidade a essa conscientização de uma maneira um pouco diferente. O objetivo é o mesmo: economizar água no planeta com a prática acima descrita. Entretanto, sabendo que muitos não assumem o ato, nossa campanha tem como principal foco convencer os adeptos a prática a assumirem o xixi no banho, com o seguinte slogan: Sim, Eu faço xixi no banho!


Muitos assumem fazer e ainda acham que a campanha é desnecessária, pois ninguém resiste ao ato. Numa entrevista ao site da revista Veja (veja.abril.com.br), o diretor da ONG SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, afirma ser, de maneira natural e descontraída, adepto ao ato. Ele diz que sim, que faz xixi no banho, e que todos fazem.


Numa enquete, promovida pelo site oficial da campanha (xixinobanho.org.br), mais de 75% dos internautas assumiram fazer. Mas a certeza de que esse número é maior e de que existem pessoas que não assumem a prática prevalece.
Por isso, Entre Rapazes teve a ideia de enfatizar e propagar a campanha e fazer com que todos, até mesmo os que acham o ato incoerente, desenvolvam essa prática e salvem, aos pouquinhos, o nosso planeta.


Pode-se dizer que a campanha gerou e é ainda motivo de polêmica. Observando as diferentes enquetes sobre o assunto lançadas na internet, encontramos duas opiniões estabelecidas por aqueles que são contra a prática. Há os que discordam e acham que ela não seja suficiente para a economia de água e que têm outros meios de salvar o planeta sem perder tempo com uma campanha desnecessária, com uma ideia desnecessária, uma vez que economizar descarga é um ato muito pequeno se comparado com o que se pode fazer para salvar o planeta.

Há também aqueles que pensam que essa prática é uma grande falta de higiene, pois ela mantém o banheiro sujo e fétido e, além disso, a água desperdiçada junto aos produtos para fazer a limpeza seria mais prejudicial ao meio ambiente do que o ato de urinar na privada.

Essas são as opiniões contraditórias em relação à campanha. Entretanto, para tal ocasião, foi desenvolvida toda uma pesquisa para saber mais sobre a prática. O seu resultado foi: Fazer xixi no banho garante mesmo uma grande economia de água e consequentemente ajuda na sustentabilidade do planeta.

Até por que, fazendo ou não xixi no banho, a limpeza no banheiro será feita de qualquer forma. E pensar que a economia de água que pode ser feita ao evitar a descarga é um ato pequeno, é na verdade uma atitude incoerente. Pois se todos fizerem, de pouco a pouco, conseguiremos sim dar ao nosso planeta um futuro espetacular.
Pense nisso rapaziada! Faça xixi no banho!


Vídeo Xixi no Banho


Entre Rapazes⤵

2 comentários:

bruninhooo disse...

todo mundo faz xixi no banho. nao tem como esconder.... quem diz que não faz, tá mentindo na certta

Marcão C. Cavalcante disse...

eu não faço xixi no banho, eu mijo debaixo do chuveiro. Xixi no banho eh coisa de mulé, rsrsrsrs