04 março 2011

Afinal, o que é polêmica?

É estranho pensar que nossa super sociedade pós-moderna, avançada e descolada ainda se baseia em meros pensamentos obsoletos e preconceituosos.


Por que será que tudo (quase tudo) se modifica, menos os conceitos pré-concebidos que ainda temos daqueles ou daquilo que são diferentes de nós?


Ele pode abraçar/beijar outro homem?


Será que é por conta de meios de comunicação (não todos, mas alguns) que estão aí apenas para deixar toda a massa bem mais desorientada que antes? Pode ser que sim!


PAPEL DA MÍDIA


A mídia deveria informar, levar conhecimento, diversão, arte, cultura, moda, beleza etc. Mas não é isso que recebemos atualmente. O que encontramos são textos desnecessários e que transformam as pessoas em seres atordoados e etnocêntricos. Dessa maneira, aonde vamos parar?

Enquanto existir a diferença cultural e enquanto a gente não entender a diversidade, os discursos midiáticos serão os mesmos, recheados de más intenções e intrigas que se tornam influências negativas a qualquer cidadão.


Essas reflexões vieram à tona ao ler em diversos sites de notícias do Brasil e do mundo algo relacionado à polêmica. Afinal, o que é polêmica? Dei um google e encontrei em vários dicionários online que o termo, de uma forma geral, significa opiniões formadas que provocam debates a respeito de um determinado assunto.

Já no dito popular, polêmica está ligada à baixaria, barraco, coisa que não presta, ou seja, tudo aquilo que não é correto e que vai contra às normas sociais. Se tratando de algumas manchetes de jornais, pode ter certeza que o que soa com mais facilidade é mesmo a do dito popular.


A “polêmica” que me chamou atenção e me fez começar a digitar esse texto foi, no último final de semana, a divulgação de uma foto do jogador de futebol Gerard Piqué, em que ele aparece abraçado com um suposto amigo, numa divertida pose, como se juntos estivessem mandando beijinhos para a câmera. Não é a primeira vez que o rapaz é alvo da imprensa que insiste em divulgar fatos que fazem a cabeça da nossa maldita sociedade.


Piqué posa abraçado com amigo


Ano passado (2010), surgiu em muitos noticiários um suposto romance de Piqué e o atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, tudo por conta de uma foto que os dois aparecem de mãos dadas e com expressões românticas. Polêmica? Sim! É um assunto que ainda gera debates, pois homem que abraça outro homem e manda beijinhos para a câmera, não é homem. Quem afirmou isso? O dicionário? Sim! Quer dizer, não! Espera aí, vamos por partes. 


O dicionário afirma que polêmica é tudo aquilo que gera debates perante a sociedade, ou seja, um homem dar a mão e abraçar outro homem gera debate social, portanto, é fato polêmico. Mas eu não posso e nem vou concordar com isso!


Piqué conversa com Zlatanm 


IMPACTO NEGATIVO


Mas por que isso gera debate social? Parece que os homens pós-modernos evoluíram na ciência e na tecnologia e por essa razão permaneceram ocupados demais para evoluírem mentalmente, socialmente. Parece que ficaram presos à discursos moralistas e mal conceituados.

Polemica! Palavras como essa, em determinadas notícias, parecem ser ingênuas, mas elas têm forte impacto negativo entre as pessoas que formam a super sociedade do século XXI.


Aquela simples matéria que fora escrita com apenas o intuito de vender o veículo e não de informar corretamente, deixou a sociedade mais burra, mais alienada e mais preconceituosa. E mais desorientada, é claro! Dessa maneira, continuamos a nossa vidinha: lendo, votando, comprando... julgando etc.

Um site afirmou:

O atacante sueco Zlatan Ibrahimovic foi flagrado em suposto momento intimo com o zagueiro espanhol Gerard Piqué. A foto gerou um rebuliço, já que insinua que os dois estão "escorregando no quiabo".

(...) Ah! Os citados jogadores ainda não explicaram o porque da foto. Mas fiquemos calmos. Rick Martin demorou para se assumir. daqui a pouco Adriano assume, estimulando outros jogadores a fazer o mesmo.
Como é cor de rosa essa vida...


Um blog publicou:
Zlatan Ibrahimovic e Gerard Piqué foram fotografados de mãos dadas em frente a um carro, ao deixar o treino do Barcelona, na última quarta-feira (6). Na Espanha, a imagem tem causado a maior polêmica. O craque sueco e o zagueiro ainda não se pronunciaram sobre caso.


Segundo as matérias acima, uma pessoa torna-se polêmica pelo fato de trocar carinhos com outra, ou melhor, pelo fato de homem abraçar, beijar ou tocar nas mãos de outro homem. E ainda são cobrados a se pronunciarem! Pronunciar o que, amado? Não tem nada para ser explicado, não!


A sociedade tem seu estilo de homem e afirma que ele deixa de ser o tal quando troca confidência, carinhos, beijinhos etc com outro homem. Seja esse amigo ou até mesmo namorado. Assusta? Sim? Mas por que, ora essa, em que mundo você vive? No moderno ou no pós-moderno? Ou no mundo da lua?


IMPOSIÇÃO


Tudo é uma grande confusão nesse século que não conseguimos filtrar todas as informações que nos são impostas. Lembra da música que consagrou a Pitty? Pense, fale, compre, beba, leia, vote, não se esqueça, use, seja, ouça, diga. Isso são ordens sociais. Pense e faça como todos, ou então você vai ser... adivinha? Po-lê-mi-co!


Vale então uma simples pergunta: será que alguns meios de comunicação (não são todos, gente!) perderam a concepção do termo polêmico ou será que estão mesmo indo pelo dito popular? Basta analisar, em alguns sites, portais, blogs e seja lá onde for, textos divulgados sobre o comportamento do jogador estrangeiro para chegar à uma conclusão. Meios de comunicação (não todos) não sabem ao certo o que escrevem ou por que escrevem.

Sempre foi dessa maneira: simples fatos tornam-se absurdo pela forma que é divulgado. Este o poder da má administração da comunicação social: decidir por você o que é certo e o que é errado sem ter dar a opção de escolha, de crítica, de nada. É polêmica, entendeu? Então, ponto final! E as pessoas, que juntas formam uma grande massa desorientada, recebem essas informações e as julgam a mais pura verdade. Não há análise de discurso, não há críticas sobre o texto, mas sim sobre o fato divulgado.


O termo “nossa, que polêmica!” é repetido por cada cidadão pós-moderno.

Sendo assim, finalizo o meu desabafo te fazendo a seguinte indagação:

Afinal, o que de fato é polêmico: a atitude do jogador compartilhando carinhos ou a própria sociedade em não saber lidar com a situação? 



Leia também sobre⤵



Entre Rapazes⤵

2 comentários:

Wellington L. disse...

E se for viado, qual o problema. Pelo menos ele tá cheio de dinheiro enquanto esses otarios que publicam tal materia tudo passa fome

Unknown disse...

RICO E CHEIO DA GRANA. PIOR SAO OS ACUSADORES QUE NAO TEM ONDE CAIR MORTO