29 julho 2011

PROIBIDO XINGAR!


Navegando na internet, encontrei algumas matérias a respeito da proibição de palavrões em condomínios. A cada palavra de baixo calão proferida por algum “boca-suja” acarretará multas que podem chegar até R$500. Já imaginou? Não? Então reflita um pouco sobre a possibilidade!
Após ler algumas das matérias e perder a paciência para continuar com as outras, concluí que a sociedade disciplinar está operando cada vez mais, sempre com o mesmo intuito: manter a massa cada vez mais dócil com suas imposições. Ora, ora! Eis mais um exemplo do panóptico de Bentham.
Assim como as grandes autoridades, agora síndicos de condomínios de classe média alta também querem impor como o indivíduo deve se comportar. Tudo isso com um único e óbvio objetivo: lucrar cada vez mais. Imagine quando você tropeçar em uma pedra e soltar o clássico “puta que o pariu!” Ou seja, R$300 a menos da sua carteira, combinado? Ou quando estiver com os amigos reunidos assistindo a um jogo de futebol e o time adversário fizer um gol. “Porra, que goleiro imbecil!” Nada de gritar essas palavras, quer dizer, esses palavrões, ou então vai doer muito mais no bolso do que na decepção pela perda da partida. Comentar com o amigo algo do tipo “caralho, que vizinha gostosa” também não pode. Ouvir funk então, nem pensar. Filmes brasileiros? Na, na, ni, na não! É melhor mesmo controlar as palavras e ser um indivíduo disciplinado do que ficar pobre e falido com todas as multas.
Portanto, adestre-se, discipline-se. Torna-se cada vez mais dócil perante as autoridades. É mais fácil tapar os nossos olhos e seguir as imposições. Certo? Certo! 
Obrigado! A sociedade disciplinar agrade, e também ordena: Proibido xingar!

Nenhum comentário: