13 janeiro 2011

Conflito


Lucas chegou em casa e se deparou com seu irmão mais velho sentado no chão da sala, assistindo televisão. Sem cumprimentá-lo, dirigiu-se para o quarto. O irmão sem entender foi atrás dele e o interpelou:


- De onde você vem, Lucas?
- Venho da casa do Kaique.
- E quem é Kaique?
- Um colega da faculdade, respondeu Lucas já aborrecido.
- Você nunca falou de nenhum Kaique. Pode descrevê-lo? Insistiu o irmão.
- Nunca falei nada a respeito dele porque nunca me perguntaram, retrucou Lucas.
- Pois então... Estou perguntando agora.
- Mas, agora, eu não estou a fim de conversar. Estou com sono, disse Lucas fechando a porta.


Essa é uma situação típica dentro de qualquer lar onde existe um rapaz que não seguiu as orientações do pai ou do irmão mais velho. Qualquer rapaz com seus quinze ou dezesseis anos, vive um grande conflito quando sente a necessidade de compartilhar seus desejos com os outros, mas não consegue. 


O conflito torna-se mais intenso quando o rapaz percebe que seu pensamento – e também seu sentimento - é diferente do discurso social que aprendera em casa com a família, na escola com a professora, ou na religião com o seu orientador. Tudo acontece de forma etnocêntrica. E o jovem, na flor da idade, se esconde, sofre, chora...


Não deveria ser assim. Mas é o que acontece. E esse fato comprova o que a sociedade pós-moderna ainda tem muito, mas muito que aprender.


Aprendamos a partir de agora!
E vivamos de maneira verdadeiramente correta!



Entre Rapazes⤵

Um comentário:

Magno. disse...

Esse pequeno texto com cara de crônica me remete a ligações recebidas durante conversas infindáveis, em meio ao verde belíssimo do queridíssimo Sr. Lage...